Doppler Transcraniano
-
Viviane de Hiroki Flumignan Zétola Neurologia e doppler transcraniano
Professora associada pela UFPR e doutora em Neurologia pela USP. Ex-Fellow na Universidade Sackuer de Tel Aviv. Pesquisadora em demência e neurovascular.
Clique Aqui para Baixar Dietas
Clique Aqui para Baixar Higiene do Sono -
Juliano Muzzio Doppler Transcraniano
O Doppler Transcraniano permite avaliar, de forma não invasiva, a fluxometria nas principais artérias intracranianas, complementando as informações fornecidas pelos demais métodos de diagnóstico por imagem. O uso da técnica Doppler para o estudo das artérias intracranianas é um método recente, trazendo adicionalmente informações sobre a hemodinâmica cerebral. O modelo portátil permite sua utilização em centros cirúrgicos e em pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva.
Aplicações Clínicas
Avaliação de doença arterial intra e extracraniana
identificação de estenoses ou oclusões arteriais cerebrais com avaliação da circulação colateral compensatória, reconhecimento da repercussão hemodinâmica intracraniana das estenoses extracranianas, diagnóstico de insuficiência vertebro-basilar.
Testes dinâmicos
avaliação da reatividade vasomotora (reserva funcional) cerebral através da resposta a estímulos fisiológicos/farmacológicos como a acetazolamida endovenosa ou o teste da apnéia.
Detecção de êmbolos
monitorização automática de embolias cerebrais em pacientes de risco e durante cirurgias, diagnóstico de persistência do foramen oval (PFO) e do defeito do septo atrial.
Detecção precoce do vasoespamo
método não invasivo que permite a monitorização por meio de exames repetidos em pacientes com hemorragia meníngea secundária a ruptura de aneurisma ou a traumatismo craniano, seguimento diário de eficácia terapêutica com detecção de sinais indiretos de aumento da pressão intracraniana.
Diagnóstico de morte encefálica
exame rápido e confiável (aprovado pela Academia Americana de Neurologia), que traz a vantagem de não sofrer influência metabólica ou induzida por drogas.
Acidente Vascular Cerebral Agudo
detecção rápida, não invasiva, de oclusão arterial para a indicação do uso de droga fibrinolítica, avaliação de seguimento e de reperfusão.
Outros aplicações como a utilização em pacientes com enxaqueca, trombose venosa, vasculites e meningite estão sob investigação clínica. A monitorização perioperatório em cirurgias de endarterectomia de carótidas ou cirurgias cardíacas tem sido empregado nos principais centros dos EUA e da Europa. O paciente ambulatorial ou internado já pode contar com o DTC atualmente disponível em nosso serviço de investigação cerebrovascular.